Ambiente
Numa altura em que todos tivemos de adiar os planos de viagem além-fronteiras, vale a pena visitar o Restaurante Geographia, junto às Janelas Verdes em Lisboa.
Quando entramos, somos remetidos para alguns detalhes ainda originais de outra época: os azulejos na parede ou o chão tão característico dos tempos dos nossos avós, mas a decoração foi rejuvenescida e tem bastante carácter (a contar pelo macaco embalsamado, pendurado num dos postes do interior da sala principal).
O logotipo do Geographia é um rinoceronte, que está presente em todos os detalhes: nos pratos, no guardanapo, na base de couro e nas diferentes tábuas em que são servidos os pratos.
Contam ainda com uma pequena esplanada no exterior, para os dias (ou as noites) mais quentes.
Geographia Sala Geographia Caipirinha Gabriela
A comida
Podíamos pensar que ao provar pratos de diferentes origens, preparados pelo mesmo chefe, correríamos o risco de que soubessem todos ao mesmo. Mas não, antes pelo contrário, cada prato tem a sua identidade e vivemos a experiência muito além das papilas gustativas, pois quer na apresentação, tanto no cheiro, como no sabor, sentimo-nos a colocar os pés noutro lado do planeta que fale português.
Fomos recebidos pelo couvert, composto pelo pão alentejano com manteiga e umas chips de mandioca bem estaladiças, perfeitas para acompanhar o aperitivo escolhido: a Caipirinha Gabriela com cravo e canela.
De entrada, tivemos oportunidade de provar a degustação, que dá para partilhar por até quatro pessoas: a sapateira do Brasil, os dim sum de Macau e os Bolinhos de Feijoada de Angola. Podem optar também pela sugestão vegetariana, os Bogés goeses com chutney de coentros e hortelã, feitos com farinha de grão.
De prato principal, aconselho o Escondidinho de puré de mandioca com camarão, repleto de queijo catupiry caseiro delicioso. Depois, o pato com molho de ostras, que se desfaz no garfo e o gostoso arroz chau-chau (que em nada se compara ao típico, que encontramos num restaurante Chinês).
Finalizem a experiência com a ccc, tão bem condimentada, no nível perfeito de picante e em que cada garfada nos leva a descobrir novos sabores.
Bogés goeses Salada Escondidinho de Camarão Galinha do campo ao caril de amendoim
Nem só ao jantar se visita o Geographia
Está a valer também lá ir ao almoço ou pedir o pic nic e desfrutar do bom tempo e de uma agradável refeição, num dos jardins de Lisboa.
Nota 5 para o Chefe Daniel, que ainda nos brindou com a sua simpatia e nos contou a história de alguns dos pratos da carta do Geographia.