O Ajitama Ramen Bistro é o sítio certo na cidade para uma introdução ao Ramen. Para quem não sabe, o Ramen é um dos pratos mais populares do Japão – são caldos super condimentados com temperos asiáticos, com bases feitas de ossos e espinhas, servidos com massa fina e uma série de complementos: ovos, barriga de porco, algas, vegetais, etc.
Os proprietários deste restaurante são dois jovens portugueses, que depois de terem vivido vários meses na Ásia e se terem apaixonado por este prato, decidiram começar a receber outros entusiastas em sua casa para comer à mesa. Ganharam tanta fama, que graças à crescente procura, finalmente se lançaram num espaço próprio onde o Rei da carta é mesmo o Ramen.
Super bem decorado e com um estilo arquitetónico nipónico bem visível, é sem dúvida um espaço a visitar para comer este prato tão nutritivo, quanto saudável.
Spicy Miso Ramen Caril Japonês
Embora desta vez tenhamos partido diretamente para o prato principal, recomendo que provem a entrada Nasu Dengaku, uma beringela confecionada no forno, servida com pasta miso, que é bem deliciosa.
Nos Ramen, há opções para todos os gostos – inclusive para quem nunca tenha provado – o Shoyu – um caldo de galinha para paladares mais suaves, perfeito para os iniciantes nestas viagens gastronómicas.
Eu, aventurei-me desta vez em algo mais forte, já que o tempo lá fora já começa a pedir algo assim mais reconfortante – o Spicy Miso – e que explosão de sabores! Picante Q.B, vai buscar os famosos Miso e La Yu caseiros, uma referência no Japão.
Na mesa, houve quem optasse pelo Shio – mais salgado, um prato típico para comer pelas ruas de Tóquio e neste caso, viajar sem sair do lugar.

Para os que não querem partir à aventura da descoberta do Ramen, há também outras opções deliciosas na carta, como o Caril Japonês, com frango e vegetais, servido numa taça acompanhado de arroz e ovo.