Fim de semana na Costa Vicentina.

O nosso país é lindo. Prova disso mesmo é a nossa Costa Vicentina, um autêntico paraíso que vale a pena visitar, tanto de verão como no resto do ano. Assim, aproveitámos os raios de sol do início do outono, para uma escapadinha de fim de semana.

Onde ficar

Ficámos alojados no Monte da Boavista, no apartamento de dois quartos. Este turismo rural fica no Brejão e está muito próximo da praia do Carvalhal, que se pode aceder de carro.

A envolvência do campo e da paisagem alentejana é o ideal para desligar. O apartamento tem um espaço privado exterior, onde tomámos o pequeno almoço – à chegada deram-nos um cabaz com alguns produtos regionais e todas as manhãs é deixado num saco à porta, o pão alentejano. Caso esteja bom tempo, ainda é possível usufruir da piscina.

Fizemos a reserva através do Booking, aproveitando o Cashback do Beruby, uma plataforma que uso sempre que faço compras e reservas online.

Onde comer

Já sabem que esta é sempre a minha parte preferida em todas as viagens e nesta não poderia ser exceção.

A primeira sugestão é que passem pelo Craveiral Farmtable, que tem a assinatura do chefe Alexandre Silva e em que todos os pratos são cozinhados no fogo. Existem dois menus: um com produtos típicos da região e da horta biológica e sustentável do espaço e outro onde o foco são as pizzas cozinhadas no forno a lenha.

Nós não resistimos a provar as especialidades locais: nas entradas a tiborna de sardinha e o tártaro de atum picante, muito bem temperado. Para prato principal, optámos pelo porco preto acompanhado de uma migas, tudo cozinhado no fogo. Para finalizar, a sobremesa que roubou o meu coração: o sabayon de frutos vermelhos, um creme delicioso e doce qb.

Finalmente pudemos visitar o Gulli Bistrôt, depois de dois anos consecutivos termos feito o caminho que passa por Aljezur em direção ao Algarve e vermos este restaurante a abarrotar. E valeu muito a pena, mais dizer que teremos de voltar, porque com um menu tão extenso e repleto de coisas que dá vontade de experimentar, claramente uma visita não foi suficiente.

Trata-se de um italiano, que utiliza produtos da região, dando um twist aos pratos e utilizando combinações bem inusitadas. Nas entradas, partilhámos uma pizza bianca com queijo e speck bem gulosa e uma tempura de choco. Nos pratos principais, o poké risotto com abóbora, limão e o atum ao estilo hawaiano surpreendeu, mas foi os cannelloni de bacalhau, camarão e espinafres, acompanhados de puré de batata doce que fez as delícias. Nas sobremesas, não resistimos a provar o artístico cone de chocolate, que não achámos fantástico.

Ao almoço, não deixem de passar pelo Porto das Barcas que fica em Vila Nova de Milfontes e que para além de uma vista fantástica, tem uma comida de ir aos céus, ora senão vejam: para aquecer comecem pelo queijo no forno e provem também o picapau de atum. Nos pratos principais, há as gambas à brás, mas não podem perder mesmo é o Polvo da Costa com batata doce – que bom! Para os mais gulosos, vale experimentar o bolo de chocolate com oreo, morangos e pavlova.

Onde ir

Para além das praias, não deixem de visitar o Cabo Sardão, um espaço maravilhoso com uma vista de cortar a respiração. Para um bar com vista, deixo-vos a dica do bar da Praia de Almograve, com ótimo ambiente e boa música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *